segunda-feira, dezembro 15, 2008

O dia em que nada mudou.


"O Dia Em que a Terra Parou"
De: Scott Derrickson
Com: Kathy Bates, Keanu Reeves, Jennifer Connelly
Outros dados: EUA, 2008, Cores, 92 min.
Resumo:Klaatu é um extraterrestre com uma aparência humana que aterra num centro comercial, provocando logo uma série de incidentes. No hospital para onde os militares o levaram, e enquanto Governo e cientistas tentam desesperadamente perceber os seus mistérios, a doutora Helen Benson consegue estabelecer contacto com o alienígena.

Desde pequenino que tenho a paixão dos livros e filmes de ficção cientifica, tudo começou com “Blade Runner” essa obra prima de Ridley Scott, mas desde então foram poucos os filmes de ficção que me conseguiram deixar deslumbrado, na minha memória vão ficando apenas alguns registos como “2001 Odisseia no Espaço”, “Dune”, “Alien”, “A.I.”, “Minority Report” e até um surpreendente “I, Robot”, mas o que é isto no meio de uma industria como a de Hollywood em que os filmes saem diariamente como se de uma fábrica se tratasse.

Quando decidi ir até ao cinema ver “O Dia em que a Terra Parou” já sabia com o que poderia contar, e a verdade é que estava certo, nada mudou no mundo da ficção científica.

E como ultimamente a imaginação já não é muita o tema em destaque é…….. “O ser Humano vai acabar por destruir o seu próprio planeta, por isso tem de ser exterminado”….ora onde é que eu já vi isto…humm…assim de repente…..já sei, foi nos últimos 3 filmes de ficção cientifica que vi.…..curioso, não?

Mas neste caso nem podemos falar em falta de imaginação, porque afinal isto não passa de mais um remake de um filme produzido em 1951(upss! Afinal isto também é falta de imaginação).

Vamos ao que interessa…….pois bem, em resumo a história é simples, o ser humano está a pôr o planeta terra em risco e para contrariar isso uns seres extra terrestres decidem invadir a terra para acabar com a nossa raça, mas para evitar isso vamos ter de os convencer que podemos mudar e salvar o nosso planeta.

No inicio com a chegada dos extra terrestres à terra numa esfera misteriosa o filme até chega a ser algo promissor, mas depois das introduções feitas……nada se desenvolve, toda a narrativa é algo que já nos começa a aborrecer, todas as “moralidades” à americana são clichés básicos e previsíveis onde impera toda uma virtude humana inexistente naquele país.

Acho que sinceramente o filme cumpre com tudo a que o tema exige, mas sempre com os mínimos….fica uma sensação que tudo foi feito com timidez quando se poderia tirar algo mais desta história.

Interpretações, Keanu Reeves……o que é que posso dizer deste sr. ?…..por favor dedica-te a outra coisa qualquer……deixa de representar….para o bem da humanidade….Jennifer Connely, depois de um “Incredible Hulk” vem isto?….que caminhos andas a tomar?? acho que mereces um bocadinho mais.

Conclusão, um filme simpático e com momentos interessantes mas precisava de algo mais para ser no mínimo um bom filme.

E estes extra terrestres convencem-se muito facilmente.

Sem comentários: